Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Intercâmbio

Em um intercâmbio, muitas coisas acontecem. Quem faz intercâmbio muda, muda bastante. No meu caso, foi pra melhor.
Eu fui para uma vila chamada Chestnut Ridge - NY, e fiquei com uma família bem diferente na verdade. Eu não tive lá tanta sorte e, digamos que eu nunca me senti "totalmente em casa". O que é muito ruim quando você passa a morar lá. Mas mesmo assim, eu fiz amigos, e me diverti! Passei 3 maravilhosos meses naquela vila.
Hoje, esses 3 meses são apenas memórias distantes, sonhos, imagens perdidas, das quais os sentimentos são distantes. Não parecem reais.
Eu voltei já fazem 3 meses. Sinto falta de lá, dos amigos que deixei, das lições super fáceis de matemática, e principalmente do frio.
Pra ser bem sincera, é muito difícil escrever sobre essa viagem. Os sentimentos agora são outros, só me restam a saudade e as fotos.

Muita gente tentou me avisar de que a volta seria complicada, e que eu ia sentir muita falta de lá porque eles tem meios de transporte público muito melhor; que eu iria me acostumar com essas coisas e aqui eu ia ficar deprimida, bla bla bla. Só que pra minha sorte, essa tal vila era tão "vila" que só tinha ônibus escolar! E não era pequena não viu? Ou eu andava uns 30 minutos pra chegar no ponto de ônibus mais próximo, ou pegava uma carona com algum conhecido.
Tem gente que fala que lá é bem melhor, mas eu conheci gente que achava que o Brasil era só Amazônia, e que eu morava na floresta junto com macacos. Ah é, eles realmente são muito melhores... pena que eles não saibam nada de fora do país deles né?
Lógico que não são todas as pessoas, mas 80% das que eu conheci me perguntaram se eu falava espanhol porque morava na América do Sul.

Mas uma coisa eu aprendi: Fazer intercâmbio é ótimo, mas nós não podemos desvalorizar o Brasil também. Senão, quem vai valorizar?


beijos, Mari

Nenhum comentário:

Postar um comentário